MESTRE YASUYUKI SASAKI
Considerado um samurai moderno, o Mestre Yasuyuki Sasaki é karateca de 8º Dan Shotokan e
representante da Japan Karate Association (JKA).
QUE É ELE – Yasuyuki Sasaki nasceu em 8 de março de 1946, na cidade de Hokaido no Japão. Quando sua família veio para o Brasil, no pós-guerra, ele já era um apaixonado por artes marciais. “Devo isso a meu pai, que me incentivou desde criança a praticar Budo. Primeiro fiz judô no primário e aos 17 anos já era faixa preta de karatê. Meu pai já praticava caratê e eu era obrigado a treinar junto com ele. E, para manter o corpo forte, quando vim para o Brasil continuei treinando”. Foi assim, com o pai, ex-piloto da força aérea nipônica, “culturalmente favorecido”, que Yasuyuki Sasaki deu os primeiros passos no esporte.
Mestre Sasaki conta que o pai, depois de lutar na Segunda Guerra Mundial e de sofrer quatro ou seis quedas em aviões, já não estava em condições físicas de ser piloto e veio com a família para o Brasil, em 1958. Com 14 anos, em um país bem diferente do seu – a começar pela língua – Sasaki se dedicou aos estudos e ao caratê. Nessa época não dava para viver de karate, e ele foi fazer um curso técnico de eletrônica.
“Mas estava decidido a entrar na universidade. Não gostava de perder, nem na escola.” Dito e feito. Em 1969, com parco conhecimento de português, ingressou na Escola de Educação Física da USP. No mesmo ano, sagrou-se bicampeão paulista. Foi uma grande seqüência de títulos, até vencer o tricampeão mundial Massahiko Tanaka. "Daí eu fiquei famoso", diz, sem disfarçar o orgulho
Em 1972, formou-se em Educação Física pela USP. “Meio atleta, meio professor, comecei a dar aulas na Universidade”, conta o Mestre. Na época, Sasaki já era o primeiro bicampeão paulista, e conquistaria o estadual em outras 14 vezes.
Desde 1965, realizou inúmeras especializações em Tóquio, no Japão. “Eu fui aluno de muitos professores: M. Nakayama, T. Higashino, Y. Tanaka, J. Sagara. Treinei com os professores M. Tanaka, Yahara, Osaka, T. Oishi, T. Okuda, T. Asai, Shimada, etc…” diz o mestre confirmando sua formação e capacitação pluralista.
Desde então coleciona vitórias. Além dos títulos de campeão brasileiro e pan-americano, como combatente e técnico, em 2006, foi 3º colocado no Campeonato Mundial dos Mestres, realizado em Gotemba no Japão e já ministrou palestra de Filosofia de Artes Marciais no Japão e Prática do Karatê, na University Southern California- USA.
Recebeu o título de cidadão honorário de São Paulo em sessão solene realizada em 18 de setembro de 2006, no Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal de São Paulo. Sasaki é portador de 8º Dan reconhecido pelo Ministério da Educação do Japão. Não abre mãos do treinamento embora tenha encargos burocráticos por cuidar da parte técnica da JKA no Brasil.
Mundial de Mestres 2005
oss
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOSS
ResponderExcluirFui aluno do mestre-sensei Sasaki de 1969 até 1974. Na Academia Ono, na Rua António de Queiroz, Consolação. Na época havia também o Mestre Watanabe e Sensei Sagara, mestres em outras academias. Lembro-me do faixas pretas Ricardo Delia, Gomes. Havia também um outro jovem que posteriormente consagrou-se um campeão. Infelizmente não recordo o seu nome neste momento. Fiquei muito feliz em ter encontrado estas fotos e saber do sucesso, merecido, do Sensei Sasaki. Um excelente atleta, mestre por excelência e um honrado ser humano. Tenho hoje 67 anos e ainda tenho muitas boas lembranças desta época. Os ensinamentos deste grande mestre ainda fazem parte da minha conduta humana. Parabéns mestre, Sensei, Sasaki. Que a sua saga e perseverança perdurem ainda por muitos anos a demostrar aos mais jovens que vale a pena viver e lutar pelos ideais mais nobres. Luiz Eduardo Menezes D'Ascenção.E-mail: lumeda1@gmail.com - Cascais, Portugal
ResponderExcluir